sábado, 31 de janeiro de 2015

36 - RENASCER


A irmã chamava-o de louco, um louco sonhador que só queria ser aquilo que não podia. Quem é que ele julgava que era?
Um dia Adelaide deu por ela encostada a uma rocha fria à espera do irmão. Tinha-se esquecido dos rostos dos pais e quase esquecera os dos irmãos mais velhos que o mar também levou. Tinha-se esquecido da infância, desses dias vividos lá tão longe, tinha-se esquecido…
- Não sei onde se terá metido, nem sei se regressará. Mas que raio terá o estúpido do meu irmão Álvaro metido na cabeça para desaparecer assim desta maneira, e por tantos dias?
Ficar sozinho entregue aos seus pensamentos, foi isso que ele aprendeu a fazer, e como gostava de o fazer. Munido de quase nada, um simples cajado e uma navalha velha bem afiada, eram toda a companhia de que necessitava. Álvaro estava habituado a passar dias em jejum, e sabia o que fazer para matar a fome. Era capaz de ser tão animal, tão selvagem como muitas das espécies que habitavam a floresta e os montes por onde passeava.
- Quando chegares, se chegares, vais só ver o que te vou fazer, meu irmão! Tenho dúvidas acerca do teu perfeito juízo, pois se até foste capaz de dançar na sala de madrugada, e eu fiquei tão assustada que nem te fui capaz de interromper. E agora isto! Não sei onde a tua loucura teve início, sei lá se a culpa é da lua ou do oceano que nos levou o pai e os irmãos. E se falo da lua é só porque a detesto, ai como a odeio! Essa desgraçada consegue avistar todas as naus que se fizeram ao mar, desde lá do alto. Ela pode ver, mas nós, aqui em baixo, não conseguimos discernir nenhuma embarcação. Gostava de ser alta como a lua para conseguir ver-te, saber onde estás e o que fazes. A vida assim não o quis, e agora estou para aqui sozinha com as minhas reflexões, os meus silêncios e quietudes, nesta casa velha que nos viu nascer. Aqui sou tão triste, mesmo quando sonho. Não pude ser nada do que queria e nem me recordo desse passado em que ainda podia desejar.
Adelaide não conseguia compreender esta súbita paixão de Álvaro. Para quê passar dias inteiros perdido nos montes e vales, logo ele que só falava do mar e de como o amava. O oceano era o mais feliz de todos os gigantes, e assim que ele lá conseguisse morar, também conseguiria ser feliz. A irmã ficava preocupada, e custava-lhe escutar estas palavras ao Álvaro, custava-lhe tanto. Eram as mesmas palavras que o pai e os irmãos sempre disseram, e agora mais não são que meras sombras e recordações.

Sem comentários:

Enviar um comentário